Banda da Covilhã

22 Setembro 2025

Festival de Bandas Filarmónicas Joaquim Garra – Parada Musical 2025 juntou centenas de Músicos na Covilhã


A cidade da Covilhã voltou a assumir-se como Capital da Filarmonia com a realização da 7ª edição do Festival de Bandas Filarmónicas Joaquim Garra – Parada Musical 2025 no domingo, 21 de setembro.

O evento reuniu mais de 250 músicos, provenientes de sete bandas: a banda anfitriã Banda da Covilhã, Filarmónica Recreativa Cortense (Cortes do Meio), Banda Filarmónica do Paul (Paul), Filarmónica Recreativa Carvalhense (Vila do Carvalho), Filarmónica União Santa Cruz (Fundão), Banda do Cercal (Soure) e Banda da S.F.U.M. “Os Amarelos” (Moura).

Para além de prestar homenagem a Joaquim Garra, um filarmónico apaixonado pela música e ligado de alma e coração à Banda da Covilhã, o Festival promoveu o convívio entre músicos, a troca de experiências e animou o centro histórico da cidade.

 As bandas juntaram-se em frente à sede da Banda da Covilhã no Jardim Público, onde cada banda interpretou o seu hino, sendo depois formada uma banda conjunta que interpretou a marcha “Amigo Garra” seguindo em desfile até ao Pelourinho. A iniciativa prosseguiu depois com o desfile das bandas pelo Festival da Cherovia, envolvendo a população e visitantes num ambiente festivo e de música.

Um evento organizado pela Banda da Covilhã com o apoio do município da Covilhã e da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso.