Banda da Covilhã

22 Setembro 2025

Festival da Cherovia – Uma das melhores edições de sempre


O Festival da Cherovia voltou a animar os dias e as noites no centro histórico da Covilhã. Já na sua 18.ª edição, bateu recordes de consumo de cherovia, com uma estimativa de cerca de 5.000 kg desta raiz de forma semelhante à cenoura, cor de nabo e sabor adocicado.
Ao longo de quatro dias, com mais de 60 espaços, 800 artistas e dezenas de novas receitas, o certame recebeu perto de 35.000 visitantes, registando-se a maior enchente na noite de sábado. O bom tempo esteve do nosso lado e foi um fator determinante para o sucesso do festival.
Todos os anos há novidades, sendo a gastronomia sempre o grande destaque. No concurso, onde foram apresentadas 25 receitas, as vencedoras foram a tasca Cherovitas, um grupo de três amigas que apresentou uma sopa-creme de cherovia. Já na categoria de decoração, o prémio foi para o quiosque da Vila que veio do Tortosendo.
O Festival da Cherovia apostou ainda na iluminação cénica, com a colocação de luzes em espaços verdes e edifícios devolutos. Em parceria com a paróquia e o município, foram abertas a Igreja de Santa Maria e a Galeria António Lopes; já em colaboração com a CISMA, realizaram-se exposições na Rua Portas do Sol.
A organização do evento esteve a cargo da Banda da Covilhã, da Associação Cultural Desertuna e da Covilhã Eventos, em parceria com o Município da Covilhã, contando ainda com o apoio da Fundação INATEL e do Bricomarché.
 
A 19.ª edição do Festival da Cherovia – Covilhã 2026 já tem data marcada: de 17 a 20 de setembro de 2026.